2003-06-02

Acontecimento
ESTUDOS COMPARATIVOS

Quando no passado dia 23 de Abril vi, numa escola, um modelo de escritório que me podia ser útil, tratei, nesse mesmo dia, de enviar um email ao produtor a pedir informação sobre o representante em Braga e/ou um catálogo. Depois de identificar o representante da Levira, poucos dias depois dirigi-me à loja para obter informações e conselhos. Atende-me a "administrativa" (foi ela que assim se intitulou para justificar a sua incapacidade de resposta) informando que o "director comercial" (o título foi ela própria que o identificou) estava em reunião e que me contactaria posteriormente por telefone. No dia de hoje, 2 de Junho, aguardo ainda o telefonema.

Ontem mesmo dirigi-me à Habitat onde adquiri pouca coisa. Com uma eficiência rara, garantiram-me a entrega para amanhã. Surpreendentemente, hoje mesmo recebi uma chamada da firma a confirmar todos os dados da encomenda e a reiterar a entrega amanhã.

Dito isto; o que justifica tão grande diferença de relacionamento com os clientes? Será que a diferença de nacionalidade e cultura das duas empresas é uma explicação? Será isso mesmo que ajuda a explicar porque a Habitat aumentou extraordinariamente as suas vendas em Portugal (salvo erro mais de 20 por cento) num ano de crise no sector? Estará aqui uma explicação para o baixo nível de competitividade das empresas portuguesas e para a absoluta necessidade de receber investimento estrangeiro? Qual é a sua experiência nesta matéria?
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.