2003-06-18

Acontecimento
VISITA GUIADA AO PAÍS

Resolvo escrever à medida que folheio o Jornal de Notícias de 17 de Junho, ontem. Aqui se propõe ao leitor uma visita guiada à paisagem do país projectada num jornal.

Capa . O destaque vai para uma greve na educação. Por (de)formação profissional chama-me a atenção o título "Portugal não tem Superior com nível de excelência", motivo próximo da compra do jornal. Mais preocupado fico quando noto que a foto que acompanha o título é da minha própria universidade. Fica-me a esperança que nas outras edições locais do JN tenha saído a foto das respectivas universidades! Matéria certamente para merecer um comentário de Jornalismo e Comunicação ou do Ponto Media.
Página 4 . "Somos um país pelintra que prefere gastar dinheiro em estádios", Alberto Amaral dixit.
Página 5 . Mais um catedrático, neste caso Carlos Borrego, sobre "o problema das suiniculturas". Entretanto, o JN de há 75 anos destaca a "masculinização da mulher". Passado tanto tempo, admito que os papéis se tenham invertido e os homens andem afeminados.
Página 8 . "Falta gosto pela Ciência na base de muito insucesso"
Página 11 . Na secção Sociedade o ensino, neste caso o da Universidade Moderna, volta a estar na berra. Não por bons motivos.
Página 13 . Aqui inicia-se a secção de Política. Avancemos.
Página 16 . Um Secretário de Estado promete um "novo mapa do país". Ah, se ele nos arranjasse um novo país!
Página 17 . Estamos na secção de Economia. A coisa complica-se. Fiquemos pelos títulos mais relevantes: "país de fraca produtividade", "défice agravou-se 65%".
Página 30 . Depois do Mundo e do Minho chega o País mais profundo: "água contaminada", "custos de despoluição", "coro de protestos", "despejos polémicos", "câmara não cumpriu", etc..
Página 34 . Secção de Polícia. Foge que é ladrão!
Página 37 . Finalmente a Cultura. Fala-se na reinvenção de Coimbra "através dos quadradinhos". Ah, se Coimbra e tudo à volta fosse reinventado!
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.