2003-07-27

Saco azul Bolsa de oportunidades para empreendedores

ESTÁDIO FUNDADOR. O estádio D. Afonso Henriques já aqui tinha merecido uma "posta" que envolvia a empresa municipal de águas e saneamento de Guimarães e Vizela. Acaba agora de fazer justiça ao rei que lhe dá o nome. Sendo o primeiro a inaugurar a saga dos estádios do Euro pode considerar-se que é o estádio fundador. Aqui fica a notícia:
"João Tomás foi ontem finalmente apresentado como reforço do Vitória de Guimarães, nos minutos que antecederam o jogo inaugural do remodelado Estádio D. Afonso Henriques, com os alemães do Kaiserslautern, o primeiro palco do Euro 2004 a estar pronto. O jogo foi antecipado de uma bonita festa, à qual assistiram 26.500 pessoas. Mas o avançado só poderá ser inscrito na Liga de clubes quando os minhotos contrairem um empréstimo bancário e regularizarem as dívidas ao fisco, o que acontecerá no momento em que a autarquia local, a entidade que assumiu as despesas de remodelação da obra, prescindir a favor do clube das verbas a atribuir pela Sociedade Euro 2004 para o aluguer do estádio. Para o Guimarães desbloquear as irregularidades fiscais que o impedem de inscrever jogadores (cerca 600 mil euros) tem que contrair um empréstimo bancário, dando como garantia o recebimento dos montantes que serão entregues para o aluguer dos estádios, durante a realização do Europeu. O contrato firmado com os organizadores do Euro 2004 estipula claramente que os destinários das verbas são os proprietários dos recintos e o estádio (que em Setembro recebe um Portuga-Espanha) é, desde 1987, pertença do Vitória de Guimarães. Mas a Câmara Municipal aparece como responsável máximo pelo recinto, em virtude de ter assumido as despesas de remodelação e a responsabilidade pelo cumprimento dos regulamentos da UEFA. As duas partes debateram de novo o problema, ontem à tarde, com Pimenta Machado a solicitar a compreensão da autarquia e a alertar para a urgência de limpar a "folha" do clube na Liga. António Magalhães, presidente da edilidade, disse que tudo se vai resolver." (Público, 26 de Julho de 2004)
Lida a notícia, Empreender confessa as suas dificuldades em compreender os débitos e créditos que se vão registando entre a Câmara Municipal de Guimarães, Vitória de Guimarães e respectiva SAD, sociedade do Euro 2004, banca, UEFA, Estado e sabe-se lá mais quem. Em qualquer dos casos, se as coisas continuarem como estão, João Tomás arrica-se a ser colocado como cobrador na empresa municipal de águas e saneamento de Guimarães e Vizela. Entretanto, sabe-se também estar em estudo a publicação duma nova versão do POC – "POC Explicado, edição Euro 2004" - que possa contemplar os movimento associados ao Euro.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.