2004-01-20

Ideias de negócio
PROJECTO CARINHO SÉNIOR
Por Academia das Ideias

A Carinho Sénior, Lda. é uma empresa que se apresentará especialmente vocacionada para explorar um nicho de mercado constituído pelos seniores. Terá como missão: "Saúde, Dignidade e Independência dos Seniores".

A ideia surge a partir do conhecimento de que a população portuguesa está cada vez mais envelhecida. Segundo dados do INE, entre 1960 e 2001 houve um incremento no número de seniores em cerca de 140% e prevê-se que, até 2005, 20% da população portuguesa terá 65 anos ou mais. Além disso, é sabido que o isolamento físico e psicológico a que grande parte dos seniores estão votados, juntamente com acontecimentos fulcrais que afectam o seu modo de vida, a discriminação de que frequentemente são alvo no final da sua vida activa, a perda de relações sociais concentradas no ambiente de trabalho, bem como a perda da vitalidade física, podem proporcionar sentimentos de solidão e baixa auto-estima. A acrescentar existe ainda a ineficiência do sistema de apoio social.

Os principais objectivos da empresa são: criar e desenvolver actividades e serviços que promovam o bem-estar social e satisfação dos seniores; desenvolver uma rede de apoio aos seniores e seus familiares; criar um projecto empresarial inovador em Braga de cariz social.

A fim de atingir os seus objectivos, a Carinho Sénior irá adoptar uma estratégia de focalização baseada na diferenciação; para esse fim contará com um leque alargado de serviços. Assim, por um lado, vai contar com um espaço físico de convívio para seniores, onde estes poderão ver televisão, jogar cartas e jogos de mesa, aprender/fazer tricot, malhas, rendas e bordados, usufruir de material informático, praticar ginástica de relaxamento, "shiatsu", visionar filmes, ler livros, jornais e revistas, ou simplesmente conversar. Por outro lado, terão ainda ao seu dispor serviços externos, tais como: apoio domiciliário, higiene pessoal, serviço de entregas, refeições ao domicílio, serviço de limpeza e lavandaria, serviços de beleza, serviços de enfermagem, organização de eventos, entrega de pão e jornais ao domicílio, seguros de saúde de grupo. A existência destes dois serviços deve-se ao facto de o espaço físico se apresentar como um factor crítico de sucesso para o desenvolvimento dos serviços externos, tornando-os mais tangíveis.

O mercado-alvo a atingir são seniores com idade superior a 55 anos, residentes na cidade de Braga, para quem o preço não é determinante na aquisição do serviço, mas sim dando grande importância à sua qualidade. Apesar desta segmentação, não se exclui a hipótese de alargar a prestação dos serviços a pessoas com idade inferior, desde que os serviços se adeqúem.

A Carinho Sénior tem consciência de que as suas principais barreiras à entrada serão a forte presença no mercado dos concorrentes e os preços baixos por eles praticados. Vai, por essa razão, explorar sobretudo as fraquezas destes, tais como: actividades de lazer pouco desenvolvidas; horários pouco flexíveis; preocupação excessiva com os serviços em detrimento dos utentes; lotação máxima; deficiente rede de comunicação.

O espaço escolhido é de bom acesso e amplo, de modo a facilitar a locomoção; simples, mas acolhedor de modo a ser sentindo como uma segunda casa. A localização escolhida foi uma zona central da cidade de Braga que, por vários motivos, já é muito frequentada por seniores. Esta preocupação deve-se fundamentalmente a facilitar a promoção da Carinho Sénior.

Os recursos humanos são outro aspecto muito importante, porque serão o "front-office" do serviço. Por este motivo e de forma a transmitir uma imagem de maturidade e experiência, inspirando assim maior confiança aos clientes da empresa, haverá o cuidado de os contratados terem preferencialmente idade superior a 25 anos. Além disso, o recrutamento de recursos humanos será bastante exigente em termos de personalidade e capacidade de comunicação e interacção humana.

Como os serviços externos serão realizados com recurso a subcontratação e de modo a existir um controlo mais eficaz da qualidade dos mesmos, será implementada uma "blueprint" do serviço (para minimizar as oscilações nos serviços prestados) e uma política de compensações bastante atractiva (de modo a que os subcontratados se sintam especialmente motivados a prestar um serviço de elevada qualidade). Isto tudo aliado a uma base de dados que terá como função ser o elo de ligação de todas as informações detidas sobre os clientes e subcontratados. A sua finalidade será apresentar sempre e cada vez mais um serviço com qualidade e adaptado às necessidades dos clientes.

Como havia necessidade de criar um negócio que implicasse baixos custos iniciais foram tomadas algumas opções, como o arrendamento em vez do trespasse e o recurso a subcontratados. Por outro lado, esta estratégia foi também considerada para, no caso extremo de necessidade de retirada, esta não se tornar tão onerosa.

Academia das Ideias é o nome da equipa constituída por Andreia Pinho, Célia Esteves e Raquel Carvalho para a realização de um trabalho na disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho. Este texto baseia-se em alguns dos aspectos abordados nesse trabalho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.