Ideias de negócio
RISUS, UM PROJECTO EMPREENDEDOR
Por All for 1
A empresa Risus, Animação e Decoração de Eventos, Lda., é uma sociedade a constituir por três jovens dinâmicos, ávidos de entrar no mercado e colocar na prática os conhecimento adquiridos ao longo da licenciatura em Gestão.
As actividades a oferecer basear-se-ão na animação circense de eventos e decoração de espaços festivos, sempre em prol da diferença e originalidade na diversão de todos os públicos. Entrando no mercado com uma oferta alargada como: ilusionismo; palhaços (escultores, cantores, gigantes, em minibicicleta, monociclo, bicicleta antiga, trotinete, trios de palhaços e a novidade do palhaço saltitante); mimos; sombras; estátuas; escultores de balões; malabaristas; pinta faces; cuspidores de fogo; gigantes (escultores, cabeçudos, bailarinos e cuspidores de fogo); e largada e queda de balões; serviço de decoração através de balões, faixas, lonas, "air walkers", "fly guys" e iluminação; e outras actividades como karaoke, aluguer de insufláveis, teatro de fantoches e marionetas, ventríloquos, apresentação de produtos e festas temáticas.
A ideia inicial do negócio baseava-se na aposta em dois segmentos: clientes institucionais e clientes particulares, com ênfase no primeiro. Contudo, como surgiam grandes dificuldades de diferenciação face à concorrência instalada, surgiu a necessidade de inovar. Através de uma aposta no recurso a raparigas numa actividade ainda muito masculina, da criação do mecanismo do palhaço saltitante (uma nova forma de animação), e de uma aposta incessante na qualidade, originalidade e inovação. Pela facilidade de imitação existente neste negócio, a Risus teria que apostar na divulgação inicial destas actividades diferenciadas para conseguir obter vantagem no período de tempo necessário para a imitação. Era, ainda, necessário apostar em algo diferente, um novo produto, serviço, uma nova abordagem ao mercado. Isto porque, se de início pensávamos possuir uma ideia inovadora, rapidamente nos apercebemos de que não seríamos tão diferentes como imaginávamos. Tínhamos que mudar algo. O quê?
Dada a dificuldade de diferenciação em termos de serviços, surgiu a necessidade de reequacionar o público-alvo, passando a ser dada uma maior atenção aos clientes particulares, negligenciados pelas empresas instaladas. Para tornar o nosso serviço mais atractivo para este segmento era imperativo criar uma orientação mais forte para as festas organizadas por particulares, nomeadamente através de preços mais baixos e criação de pacotes especiais de serviços. Verificou-se uma redefinição de serviços a prestar e público a privilegiar, passando o nosso negócio a basear-se na animação circense e decoração de espaços festivos, apostando em dois segmentos distintos, com serviços, preços, promoção e tratamento diferente.
O segmento dos clientes institucionais, mais sensível à qualidade, é composto por entidades públicas e privadas como Câmaras Municipais, discotecas e bares, empresas de organização de eventos, quintas e restaurantes, grandes superfícies comerciais, escolas e juntas de freguesia, entre outros. Sendo abordado na região litoral portuguesa desde o Minho a Lisboa. E o segmento de clientes particulares, mais sensível ao preço, que merece especial cuidado, por revelar necessidades insatisfeitas que representam uma oportunidade para empresa. Este divide-se ainda em dois grupos, as festas infantis e as festas para jovens e adultos. Relativamente às primeiras oferece festas de aniversário e festas em escolas, com serviços como palhaços, contadores de histórias, teatrinhos de fantoches e marionetas, truques de magia, pinturas faciais, escultura de balões, jogos divertidos, aluguer de insufláveis e decoração de espaço de acordo com temas escolhidos (inicialmente, oferta de cinco temas). Quanto ao público não infantil, será oferecido um conjunto de festas temáticas. Para ambos os grupos, o cliente poderá propor um outro tema sendo a sua viabilidade analisada em função da situação. Serão definidos pacotes de serviços com diferentes preços, de forma a permitir cativar clientes com orçamentos distintos. Serão também oferecidos serviços de animação fora dos pacotes especiais a preços mais baixos. A área de actuação neste segmento corresponderá à cidade de Braga e cidades periféricas de Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Guimarães.
All for 1 é o nome da equipa constituída por Ana Silva, Isabel Carneiro e Paulo Pinto para a realização de um trabalho na disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho. Este texto baseia-se em alguns dos aspectos abordados nesse trabalho.