2004-02-27

Ideias de negócio
CENTRO DE CÓPIAS
Por PUM– Projecto Universidade do Minho

A ideia deste negócio consiste num centro de cópias localizado nas imediações do Campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães. Esta ideia surgiu quando, em conversa com amigos e conhecidos que estudam no referido Campus, se constatou a fraca oferta na área de produtos e serviços de cópias. Facilmente se percebeu o "gap" existente neste mercado quando em visita ao local nos deparamos com uma oferta de baixa qualidade para a especificidade dos clientes (estudantes e docentes).

O negócio consistirá em comercializar produtos e serviços, duplicação de formatos e relacionados, cuja necessidade é sentida pela totalidade dos estudantes. A proposta de entrada no mercado tem em conta a sazonalidade da procura, logo será conveniente iniciar a actividade conjuntamente com a abertura do ano lectivo. O mercado – alvo principal da empresa será o segmento dos estudantes, sendo que numa fase posterior se equaciona alargar a oferta aos docentes.

Será dada grande ênfase às pessoas (clientes e colaboradores) e aos processos, pois são duas variáveis preponderantes para a prestação de um serviço de qualidade. A PUM – Photocopias UMinho propõe-se copiar com qualidade tendo em conta os desejos e necessidades de cada cliente. A sustentabilidade da actividade será atingida através do alcance de uma quota de mercado natural através da prestação de serviços tendo como ponto de referência a satisfação dos seus clientes.

A PUM – Photocopias UMinho será uma micro empresa sediada em Guimarães, junto ao Campus de Azurém da Universidade do Minho. Esta empresa terá como “core business” a oferta de produtos e serviços tais como fotocópias, grandes formatos e outros produtos / serviços relacionados. A oportunidade de negócio foi detectada, pois este é um mercado pouco explorado na zona envolvente, e visto tratar-se de uma oferta essencial e específica para a comunidade académica, a empresa terá um “target” muito concreto. Um dos factores – chave que determina a oportunidade está relacionado com a possibilidade de os clientes mudarem de fornecedor deste tipo de produtos e serviços, pois não incorrem em custos significativos.

Sendo os promotores da PUM – Photocopias UMinho ainda estudantes, logo conhecedores das necessidades da procura, torna-se mais fácil lidar com a especificidade da carteira de produtos e serviços que a empresa se propõe a comercializar. Embora o sector de actividade a que a empresa se vai dedicar não seja inovador, esta é concerteza uma actividade que nunca poderá ser dissociada dos estudantes, pois proporciona, na maioria dos casos, material de estudo e de pesquisa a baixos custos e com uma qualidade aceitável.

PUM – Projecto Universidade do Minho é o nome da equipa constituída por José Dias e Luís Gomes para a realização de um trabalho na disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho. Este texto baseia-se em alguns dos aspectos abordados nesse trabalho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.