2004-04-07

MARKETING DE PRODUTOS TECNOLOGICAMENTE INTENSIVOS, PARTE II
Por Madalena Sebastião

A análise de mercado é uma tarefa importante no processo de planeamento de marketing, porque permite às organizações conhecer as características do ambiente de marketing, nomeadamente, a dimensão do mercado, o poder de compra e a concorrência.

A análise de mercado visa avaliar aspectos do mercado externo e interno das organizações. A análise externa tem como objectivo avaliar e efectuar projecções da conjuntura económica, da legislação referente aos mercados e produtos da empresa, dos aspectos socioculturais em mudança e das políticas governamentais e, por outro lado, a análise interna visa analisar as políticas gerais da organização, analisar os clientes actuais, os potenciais e os antigos, deve-se avaliar os produtos, linhas de produtos e serviços, dados sobre as vendas, custos, lucros, quotas de mercado, posicionamento dos produtos e as suas características técnicas. Deve-se ainda analisar o ambiente competitivo, fazendo-se uma lista dos actuais e dos potenciais concorrentes.

De um modo geral, o comprador industrial é um especialista e como tal o critério de decisão é primordialmente económico, embora os motivos emocionais não deixem de estar presentes, porque quem decide são pessoas, que por vezes permitem que os seus objectivos pessoais prevaleçam sobre os objectivos da organização e como tal o comprador industrial tem duas metas: melhorar a sua posição dentro da organização e a de atingir os objectivos organizacionais.

Um produto para ser bem sucedido tem de responder às necessidades específicas do mercado. Actualmente não basta produzir para vender e como tal é crucial efectuar o planeamento de marketing, avaliando os aspectos críticos para o seu sucesso.

Este texto é o segundo de três extractos de um relatório de estágio intitulado Planeamento de Marketing em Produtos de Base Tecnológica – Análise de mercado de um sistema automático de supervisão do abastecimento de combustível realizado por Madalena Sebastião no IDITE Minho, sob orientação de António Sanfins e Vasco Eiriz, com o qual terminou a Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.