2006-11-07

Episódios da vida académica 7

A julgar por esta mensagem que recebi na rede interna da minha universidade, é caso para desconfiar que os alunos vão começar (finalmente) a estudar mais atempadamente.

"Tendo a UM adequado e colocado em funcionamento já em 2006/07 várias das suas licenciaturas segundo o “modelo de Bolonha”, o Secretariado dos Conselhos de Cursos de Gualtar, respondendo a novas exigências no trabalho e aprendizagem dos alunos, reservou algumas salas dos Complexos Pedagógicos para “Salas de Estudo”. Referimo-nos, mais concretamente, às salas com numeração compreendida entre a 1312 e a 1319 do Complexo Pedagógico I, assim como à sala 3402 do Complexo Pedagógico III. Estas salas destinam-se a TODOS os alunos dos cursos que funcionam em Braga, podendo ser utilizadas quer para o estudo autónomo dos alunos, a nível individual ou de grupo, quer para aulas/sessões tutoriais dos docentes com grupos de alunos."

Trata-se, enfim, duma boa ideia. Fico, contudo, algo perplexo por verificar que existem agora "novas exigências no trabalho e aprendizagem dos alunos", como se tudo o que está a ser feito oferecesse alguma novidade de monta e não preocupasse já a generalidade dos professores mesmo antes de Bolonha estar no mapa de Portugal. Enfim, foi pena ter-se esperado por "Bolonha" para implementar coisa tão elementar.

Empreender deseja agora que não se passe nestas salas o mesmo fenómeno que se verifica por todas as bibliotecas e "espaços internet" instalados no país que é ver os postos de trabalho ocupados com meninos e meninas a navegar na internet, frequentemente em "sites" de jogos.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.