- «Com base nos recursos locais (agricultura, património material e imaterial, cultura, ….) e competências (conhecimento da experiência acumulada e/ou conhecimento de âmbito académico) existentes no território (Fafe, Guimarães e Vieira do Minho), que áreas de investimento/negócio têm potencial? Identificar os recursos e competências existentes e respectivo potencial em termos de actividade empresarial.
- Que constrangimentos se poderão colocar à exploração dessas potencialidades?
- Tem alguma sugestão que possa contribuir para superar essas eficiências/constrangimentos identificados?
- Quais as entidades/infra-estruturas de acolhimento/apoios à constituição de empresas existentes no território (nos concelhos abrangidos ou outros da região) que, eventualmente, no futuro possam ser envolvidos no apoio aos empreendedores?
- Há alguma boa prática no território que nos possa indicar e que seja elucidativa do aproveitamento e exploração de recursos locais no âmbito do desenvolvimento de uma actividade empresarial? Caso considere não existirem boas práticas neste território, solicitamos a indicação de outras desenvolvidas noutras regiões.»
2011-05-03
Empreendedorismo rural
No âmbito de um "estudo de oportunidades de investimento no território rural do Vale do Ave", colocaram-me as seguintes questões. Dado o interesse do assunto para outros territórios rurais, responderei brevemente a estas questões neste blogue: