2015-07-05

Marcador

Um romance no verdadeiro sentido da palavras.

Tem episódios e uma heterogeneidade no ritmo que não são inteiramente convincentes, de que são exemplo as reviravoltas rocambolescas perto do final. Pretendem enriquecer a trama mas não são de todo bem sucedidos.

É ainda assim uma história bem contada que mostra sobretudo uma visão britânica da guerra civil espanhola e dos anos que se lhe seguem até ao inverno de 1940-1941, inverno em que se centra o essencial da acção. Embora as personagens principais sejam maioritariamente inglesas, o que mais atrai é a descrição de Espanha num período histórico bem conturbado mas estimulante. O livro despertou entretanto a curiosidade para A Colmeia, romance de Camilo José Cela que já chegou e aguarda vez para leitura.



«1940. Madrid encontra-se em ruínas, a fome e a miséria imperam, e uma turba de espiões das grandes potências mundiais invade a cidade, enquanto Franco pondera juntar-se a Hitler na Segunda Guerra Mundial. É nesse mundo de incertezas que desembarca Harry Brett, um ex-soldado recrutado pelos serviços secretos britânicos. A sua missão é descobrir se os negócios obscuros de um antigo companheiro de escola, Sandy Forsyth, envolvem uma reserva de ouro que fortalecerá o governo de Franco. Entretanto, Barbara Clare, antiga enfermeira da Cruz Vermelha e namorada de Sandy, também se propõe a uma missão secreta: encontrar o ex-amante, Bernier Piper, amigo de Harry e comunista voluntário das Brigadas Internacionais desaparecido nos campos sangrentos da Batalha do Jarama. Quatro vidas cruzadas num jogo perigoso de amor e morte, os segredos e subterfúgios da Espanha de Franco, um romance que nos fala sobre a dificuldade de fazer escolhas num mundo marcado pela guerra.»
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.