2015-07-26
Repórter X - 011
A coluna de hoje debruça-se sobre uma piscina. A piscina do Victory Village Club, na Quinta do Lago, onde se escrevem estas linhas com o apoio duma rede Wi-Fi a funcionar com eficiência há aproximadamente um ano.
Esta é uma piscina excepcional. Já foi vista cheia e vazia de água, limpa e suja, saturada de gente e sem ninguém, de dia e de noite, à tarde e de manhã, com portugueses e estrangeiros.
No leque das funcionalidades, aquilo que mais se destaca são os três tanques que a tornam útil para qualquer idade. O tanque mais pequeno, aquele mesmo que possui o chafariz, com o seu 0,5 metro de altura é particularmente adequado para bebés e para os mais pequenos. Não há pequenote que não queira brincar com o repuxo da água. O segundo tanque é maior em extensão mas ainda assim também só serve para os mais pequenos, embora os maiores também lá possam brincar e chapinhar com a água! Finalmente, o maior tanque começa com uma altura de 1,3 metros e vai até aos três metros de altura.
Em área, a piscina não é grande - antes pelo contrário, em época alta pode ter algum movimento que recomendaria uma ampliação -, mas cumpre muito bem a sua função como piscina de recreação. Caso o nadador deseje dar expansão às suas braçadas, esta não é naturalmente a piscina mais adequada, a não ser que a utilize logo de manhã, altura em que está vazia.
Ainda em termos de funcionalidades, os apoios de camas e guarda-sóis são generosos e confortáveis bem assim como o bar, apesar deste funcionar somente em época alta. A estrutura deste bar é pequena mas cumpre plenamente o seu papel satisfazendo necessidades básicas. Não espere fazer uma refeição generosa mas a oferta disponível, incluindo uma série de saladas e o desenrascado bitoque, entre outras ofertas, serve para alimentar apetites básicos.
Este ano foram retiradas meia-dúzia de mesas e cadeiras em plástico horríveis, sendo substituídas por equivalentes com design italiano. Foi também acrescentada uma área junto do bar com deck próprio (foi-nos explicado que existem três tipos de decks, sendo que este, dito deck cerâmico, é o melhor), toldo e algum mobiliário daquele que agora se usa. Talvez não tivesse gasto os 5000 euros que estavam orçamentados para o efeito no condomínio, mas admito que estas pequenas melhorias façam falta e acrescentem valor.
De resto, assinala-se o excelente cuidado que é colocado para que esta piscina esteja sempre impecável pois manter uma estrutura destas o ano inteiro não é fácil nem barato. Os próprios jardins e árvores a volta criam um efeito de resguardo, privacidade e protecção do vento que tornam o espaço imensamente aprazível. Mesmo quando na praia, ali ao lado, está algum vento, aqui não se faz sentir.
Este é inegavelmente um dos melhores sítios que existem para não fazer nada, a não ser que apeteça escrever algo a recomendar o seu usufruto.
Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).