Para o comum dos mortais, a Cachapuz é uma empresa que produz balanças. Mas como o negócio é algo mais complexo do que isso, a empresa é apresentada como «líder e pioneira em Portugal na concepção e fabrico de equipamentos de pesagem e uma referência europeia no desenho e implementação de soluções de software para a pesagem industrial.» Na sua história, a empresa destaca alguns marcos de entre os quais selecionamos os seguintes:
- 1920 - Inicio da produção industrial, com balanças decimais em madeira.
- 1934 - Produção da primeira báscula para pesagem de camiões.
- Meados da década de 1980 - Equipa todas as estações dos CTT e aeroportos nacionais. Concepção e produção da primeira balança eletrónica portuguesa.
- 1993 - Lançamento da primeira solução para a automatização de processos de pesagem industrial, primeiro equipamento lançado no mercado para pesagem a granel.
- 2002 - Mudança para o Parque Industrial de Sobreposta, em Braga.
- 2011 - Aquisição total do capital da Cachapuz pelo Bilanciai Group, «um dos maiores grupos mundiais dedicados à pesagem».
Se a produção de balanças pode ser a forma mais convencional de identificar o negócio, a referência à procura e implementação de soluções de pesagem que incorporem uma forte componente de serviço industrial e de apoio ao próprio negócio do cliente para além do fornecimento de equipamentos é algo incontornável.
Curioso será também verificar como essas soluções estão ou não a ser presentemente pensadas em função da crescente interconexão entre equipamentos e dispositivos eletrónicos geradores de informação, eles próprios capazes de proporcionar novas oportunidade em termos de produtos, serviços e outras soluções. - 04|11|2016